5 de abr. de 2011

Quando todos erram, chame a Polícia.

Amadeu Robalinho Dantas da Gama Neto.
CORE-PCPE - Recife(PE)
Quando se fala em Segurança Pública todas as atenções voltam-se para a Polícia. A Instituição Polícia é apenas uma das peças, uma das engrenagens desta complexa "máquina". Tem alguns fatores que não podem ser deixados de lado. Fatores políticos, econômicos, sociais e culturais. Na realidade, a Polícia funciona não só como uma engrenagem mas também como o azeite que lubrifica todo o mecanismo da Segurança Pública.
Como toda peça mecânica se desgasta, se deteriora, enferruja. A polícia precisa de manutenção e não pode ser sobrecarregada, se ela trava faz com que todo o sistema entre em pane, se ela se desgasta deixa lento seu funcionamento. Virou coisa comum ouvir de pseudo-especialistas frases como "Se a Polícia fosse mais capacitada, mais bem preparda, não estariamos nesta situação." A Polícia evoluiu, se investe em Polícia como nunca. Porém o crime também evolui, a lei não acompanha a evolução. Não existe concurso para entrar no crime. Já para se formar um policial é uma verdadeira batalha, trabalha-se como um" bicho". Desde a seleção  no concurso público até o término de sua formação. Fica muito difícil cobrar da Polícia uma excelência de país de primeiro mundo quando nenhuma outra instituição acompanha esse mesmo patamar. Não há vontade política de mudança, querem melhorias, mas o momento requer mudança. Uma mudança geral, real e eficiente. Se não tem educação, não tem emprego. Se não tem emprego, tem miséria e onde tem miséria nada prospera. Tudo trava. A pobreza não justifica nem explica a criminogênese. Mas quando todo o mecanismo apresenta desgaste é evidente que a " máquina" vai quebrar. Creio que a solução do problema atual da Segurança Pública seria desmontar a "máquina" e rever todas as engrenagens, repor peças, fazer reparos bem feitos e resistentes para depois remontar com a certeza de que tudo iria funcionar no seu devido lugar. O cidadão não tem comida, não tem moradia digna, não tem saneamento, não tem escola nem saúde de qualidade para seus filhos, não tem um salário decente. E a Polícia talvez seja a única instituição que vê esse panorama de perto diuturnamente. Do nada alguém brada: "Quero ter Segurança Pública eficiente". Como? E olha que a culpa disso não é da Polícia não. Tudo isso é direito assegurado pela Constituição. Precisamos rever os valores. Até o aspecto de valores inerentes à educação doméstica estão sumindo, não existe mais padrão de referência. Filhos não respeitam os pais, alunos não respeitam os professores, não se respeita nenhuma autoridade. Se a Polícia agir com mão de ferro o policial é punido, preso e demitido, se relaxar responde por omissão e tem a mesma punição. Alguém em algum momento "engessou o sistema" nada se pode fazer para quem defende a lei e tudo é permitido para quem está no crime, com suas ressalvas, é claro.                                                                  

Aqui tudo se inventa, ou se copia e nada se faz de concreto. Dizem que o problema da Polícia é a corrupção e a arbitrariedade. Quando ligamos a TV vemos isto em todos os níveis sociais. O policial é retirado da sociedade, a sociedade está podre, não tiramos os policias de Marte ou Júpiter, eles vem do mesmo lugar onde não há comida, saneamento, educação, saúde etc... Muitas vezes até são vizinhos de criminosos de renome e tem de manter suas identidades ocultas, temendo que sua família sofra represálias ou ameaças. A quem favorece o crime? Única e exclusivamente ao próprio crime. Aquele que crê em Deus se abraçe nele, pois para quem não crê o ambiente é permissivo para tudo. Não existe sociedade que progrida por partes, tem que ter progresso homogêneo e continuado em todas as partes. Não adianta copiar o sistema de policiamento de país A, B ou C. Nós temos nossos próprios problemas e teremos que criar nossas soluções específicas. A situação requer mudanças e não apenas melhorias. Todo o conjunto tem que evoluir. Se a "máquina" fundir o navio afunda e a gente vai junto com ele. E tem gente que ainda acha que o problema é da Polícia. Hoje sua melhor arma é o respeito ao seu voto.
Que Deus abençôe as Polícias e ao Brasil

Fonte: Fórum Brasileito de Segurança Pública